Comissão avalia local que sediará Jogos dos Povos Indígenas em Porto Nacional

Foto: Ascom

Release nº 072/21.06.11/Jarlene Sousa

Com o intuito de escolher o local onde acontecerá a 11º edição dos Jogos dos Povos Indígenas, representantes da comissão nacional do Ministério dos Esportes e representantes do comitê intertribal- Memória e Ciência Indígena (ITC) visitaram a cidade de Porto Nacional, acompanhados pela Secretária da Cultura, Kátia Rocha e o Secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto nesta segunda-feira, 20. De acordo com Claudia Bonalume, integrante da comissão do Ministério de Esportes, a ilha de Porto Real oferece todos os requisitos essenciais para sediar o evento. “Estamos aqui para auxiliar a comissão intertribal quanto ao planejamento, infra-estrutura e logística que o evento requer. Logo que chegamos, ficamos satisfeitos com o local, principalmente por causa do rio e das praias que a cidade oferece”, relata.

Para o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, a cada edição o evento ganha mais destaque. Este ano o evento pretende reunir entre 30 a 40 nações indígenas, além da participação de povos de diversos países. “Estamos contando com a participação de cerca de 1400 indígenas de várias etnias do Brasil e de vários países, como Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Colômbia”, afirmou Terena, acrescentando que o tema desta edição no Tocantins homenageará o povo Karajá.

De acordo com a Secretária da Cultura, Kátia Rocha, o evento representa um acontecimento ímpar de promoção e fortalecimento da tradição e identidade cultural indígena do Estado. “Temos mais de 10.000 indígenas no Tocantins, entre os nove povos e estudantes universitários indígenas oriundos de outros Estados. A realização da 11º edição dos Jogos dos Povos Indígenas aqui vem valorizar e fortalecer a cultura indígena no Estado, a Secretaria de Cultura dará todo apoio para realização dos Jogos”, afirmou Kátia.

O Secretário Olyntho Neto disse que o Governo do Tocantins está com total disposição para fazer tudo que for necessário para que o evento seja o melhor de todos. “Somos parceiros e já estamos formando a comissão estadual que ficará responsável pelos jogos. Graças ao empenho do Governador Siqueira Campos e do senador Vicentinho Alves conseguimos trazer esse evento internacional para o Tocantins, e vamos fazer bonito”, concluiu.

Os Jogos estão sendo organizados pelo comitê intertribal em parceria com o Ministério do Esporte e conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Porto Nacional. Também estiveram presentes na visita a Porto Nacional o ex-secretário do Esporte, Jayme Lourenço, a prefeita do município Tereza Martins, o vereador Neto Alves, e os integrantes da Comissão Nacional dos Jogos, Carlos Terena, Muriel Plautz e Cláudia Bonaleme.